Governo comunista de Cuba prende jornalista por ‘crimes contra a segurança de Estado’

Governo comunista de Cuba prende jornalista por ‘crimes contra a segurança de Estado’

O governo comunista de Cuba, durante as manifestações contra o regime comunista no último final de semana, prendeu a jornalista Camila Acosta, correspondente na ilha do jornal espanhol ABC. A informação foi confirmada pelo ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, nessa terça-feira (13).

O chanceler se pronunciou por meio de uma publicação no Twitter, onde defendeu o direito de os cubanos de se manifestarem de forma “livre e pacífica”, cobrando respeito das autoridades do país comunista.

“Exigimos a libertação imediata de Camila Acosta”, acrescentou José Manuel Albares.

A Federação de Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE) também se posicionou contra a prisão da jornalista, que foi presa pelo governo cubano por “informar sobre as manifestações de protesto que estão se desenvolvendo na ilha caribenha”, acusada de “crimes contra a segurança de Estado”.

Além de exigir a liberdade da jornalista, a FAPE condenou as agressões e as prisões de outros jornalistas durante as manifestações em Cuba no último final de semana. O fotojornalista espanhol Ramón Espinosa, por exemplo, que trabalha para a agência de notícias americana Associated Press, também foi alvo de agressão das autoridades locais.

O jornalista Allan dos Santos, durante o Boletim da Noite de terça-feira (13), criticou as medidas autoritárias exercidas pelo regime cubano contra jornalistas no último final de semana. O jornalista também lamentou o silêncio de órgãos de jornalismos no Brasil sobre o autoritarismo do regime comunista em Cuba.

“Pelo menos na Espanha falaram alguma coisa. No Brasil, qualquer organização de jornalista está calada. Se você celebra uma punição fora da lei para um inimigo teu, amanhã essa punição fora da lei bate na tua porta”, concluiu o jornalista.

Assista aos comentários da notícia:

[embedded content]

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar Esse

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )